19 de setembro de 2011

Artesanato serve como ganha-pão para os estudantes


Pinturas em camisetas, produção de mel e pimenta, tinturas com plantas medicinais e criação de bijouterias e sandálias. Estas podem ser atividades alternativas para ganhar dinheiro no período de formação acadêmica. Os estudantes universitários geralmente dedicam quase todo o tempo diário à suas atividades estudantis. Estes alunos, por não poderem se dedicar a carga horária integral sugerida pelo mercado de trabalho, acabam procurando outra forma para aumentar as suas rendas financeiras. Uma das formas alternativas mais procuradas pelos estudantes é o artesanato.
A aluna de Pedagogia da UFV-Universidade Federal de Viçosa-, Kyvia Gregório, 25 anos, produz artesanatos há seis anos. “ Cheguei em Viçosa em 2005 e já comecei a produzir artesanatos. Hoje faço parte de um grupo de artesãos de Viçosa. Os produtos não são somente vendidos, eles podem ser também trocados entre o grupo. Se eu vendo camisetas e preciso de uma sandália, posso trocar a camiseta com outra pessoa que vende sandálias. É um sistema de cooperação.” A aluna produz camisetas pintadas à mão, tinturas com plantas medicinais e algumas roupas em crochê.
 Viçosa é uma cidade que possui diversos artesãos. Muitos destes são estudantes que, além de praticarem o artesanato como renda, consideram que esta arte manual desempenha um papel importante na representação da cultura e tradições de uma região. “O trabalho manual pode ser uma forma de prazer, além de servir como renda complementar.” disse Aristides Hernandes, artista plástico viçosense, formado pela UFMG e criador de diversos quadros cubistas expostos em Belo Horizonte.
Seja como terapia, como fonte de renda ou para preservar a cultura de um povo, o artesanato, devido ao menor investimento financeiro exigido, se comparado a outras atividades,  representa uma alternativa para os estudantes durante as suas formações profissionais. 


                                                                

                  Pâmera Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário