22 de setembro de 2011

Evento promove espaço cultural na cidade

 
A noite de domingo, 18, foi embalada com som, imagem e poesia. O TransvesARTE uniu vários tipos de expressões culturais em um evento promovido pelo Coletivo 103, no Espaço Cultural e Acadêmico Fernando Sabino, na UFV. Olhares atentos do público procuraram a cada instante aproveitar as obras de artistas de Viçosa (MG), Belo Horizonte (MG), Sabará (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e São João da Boa Vista (SP).

As exposições que receberam os visitantes no Hall do prédio mesclaram fotografias, ilustrações e poesia. Os artistas Luísa Bertrami D’Angelo, Bianca Isabel de Sá, Coletivo Fora das Bordas por meio das fotografias encantaram o público. Estava exposto também o acervo da revista eletrônica paulista Sans Nom. As ilustrações ficaram por conta de Thales Gaspari e Tom Amaral. Ainda os presentes puderam ver o #VaraldaArte, onde poemas do Fora do Eixo Letras podiam ser lidos.


 
Além disso, houveram exibições de curtas, performance e a apresentação de uma banda. O espaço de apresentações foi invadido primeiro pelo Coletivo Kinoia. O grupo apresentou dois vídeos. O primeiro trazia o debate da diferença entre o cinema e o teatro. “Eu, caio.” foi o segundo curta da noite, que mostrou na prática o dialogo entre essas artes com a composição de atuação e reprodução de imagens. O Coletivo Kinoia agrega artistas do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Barbacena.

O público presente gostou da ideia. “Acho muito bom e interessante essa iniciativa, porque traz um novo conceito de arte e diferente do que vimos no dia a dia”, aprova o estudante de Direito da UFV, Luciano Portugal.
“Autopsiar-me” do dançarino Paulo Cézar mostrou que a junção das artes é possível em um único espetáculo. O artista preenche todo o palco com dança e texto, com uma pitada de amor, suscitando amor, alegria e outros sentimentos. A banda 4Intrumental, de Sabará, fechou o TransversARTE com músicas de seu primeiro álbum.  

4 Instrumental
           O Coletivo 103 é um de grupo difusão de produção artística e cultural, vinculado ao Circuito Fora do Eixo. “Nosso objetivo é fomentar a produção cultural em Viçosa e no TransverArte nossa intenção foi proporcionar um espaço para que os artistas independentes mostrem seus trabalhos”, afirma um dos organizadores, Daniel Vieira Gomes.

Integrantes do Coletivo 103

    Se você quer saber um pouco mais sobre alguns desses artistas acompanhe aqui no blog os próximos posts sobre o evento.
#VaraldaArte




Letes e Raoni Vidal do Circuito Kinoia

Curta Eu, caio.

Autopsiar-me

Paulo Cézar





Thiago Guedes 

Paulo Rodrigues



Raul Lonari

Tiago Salgado



Texto: Bianca Damas
Fotografia: Pâmera Mattos e Ana Ventura


5 comentários:

  1. Muito obrigado pela ótima cobertura do nosso evento pessoal do vozes viçosa!
    É isso ae! Guilherme Antônio-Coletivo 103

    ResponderExcluir
  2. Pode contar com a gente!
    Nós do Vozes queremos realmente dar voz a cultura de Viçosa, Minas e Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog, mostrando e incentivando a cultura de que necessitamos tanto e está tão pobre em Viçosa.
    Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal os temas do blog. Legal saber que que a cultura de Viçosa não está apenas nas festas universitárias. Esse blog amplia a visão de cultura em Viçosa.

    ResponderExcluir